terça-feira, 8 de março de 2011

Imaginário,Lúdico e Realidade

Imaginário, Lúdico e Realidade
Por vários anos, pensamos que estar na educação infantil era sinônimo de não fazer nada, de não trabalhar, de que é algo fácil, no meu caso sempre foi diferente jamais tive essa idéia de facilidade e acredito que seja bem mais complicado do que parece principalmente na visão de quem não conhece a realidade, pois estamos na base e penso que se não tivermos uma estrutura com a base bem feita com certeza em algum momento irá cair. A educação infantil é a fase crucial do ensino, pois estamos no período das descobertas de cada criança e além dos pais nós educadores e educadoras provavelmente seremos um espelho para cada um dos dicentes que forem cofiados aos nossos ensinamentos e obter sucesso futuramente.
Visando este sucesso, vejo que precisamos ter a sensibilidade diante das etapas da criança, que devem ser respeitadas. Criança precisa ser criança, não podemos pensar que “no tempo que estávamos nessa fase de nossas vidas não era assim e aprendia o que era ensinado”,tudo bem eu até entendo, mas os tempos são outros e mais do que nunca temos a função de não queimar essas etapas tão importantes da criança e fazer com que elas cheguem da melhor forma possível ao degrau seguinte.
Atualmente se fala em uma forma diferente de trabalho na educação infantil, que é o “LÚDICO”, estimulando a criatividade, imaginário e o real de cada criança através desse novo fazer pedagógico.
Inventar, ler e contar histórias são tarefas importantes nas creches e pré-escolas. A narrativa para crianças pequenas envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com seu mundo imaginário. Ouvir e ler histórias de várias formas, fazer de conta, dramatizar com fantoches as leva a apreender melhor a realidade.
O educador, o contador de histórias,deve estar atento para perceber se as historias estão instruindo,comovendo,agradando. Saber contar histórias significa saber a quem contar,quando contar, o que contar e como contar. (Ferreira, 2007, pg91).
Penso ser de grande valia o incentivo a criatividade e o imaginário das crianças de maneira lúdica que não é cansativa e chata, basta entender como trabalhar de maneira alegra e estimulante que é a proposta do trabalho lúdico. Eu posso ensinar a meus alunos que não é certo mentir através de histórias infantis, teatro utilizando fantoches e da realidade relacionando diversos temas que eu queira abordar em uma aula. São várias atividades a serem realizadas durante nossas aulas e obter resultados e saber lidar com aquelas pessoas que no auto de sua ignorância dizem que não trabalhamos que é muito fácil ser professo de educação infantil.

Referencia Bibliográfica
Ferreira, Maria Clotilde Rosseti... -9ª. ed-São Paulo:Cortez,2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário